Temperaturas podem chegar aos 43 graus

Ajustar Comente Impressão

Nove distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob 'aviso amarelo', devido às elevadas temperaturas máximas que se prevêem até terça-feira, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Relativamente às temperaturas para o dia de hoje, em Lisboa vão oscilar entre os 18 e os 34 graus celsius, no Porto entre os 15 e os 28, em Vila Real entre os 18 e os 35 graus, em Viseu entre os 17 e os 35, Bragança vai atingir os 36 graus, Guarda vai ter temperaturas entre os 17 e os 33 graus, Castelo Branco entre 22 e 38, Coimbra entre os 14 e os 33, Santarém entre os 16 e os 36, em Portalegre entre 22 e 38, em Évora entre 16 e 39, em Beja entre 19 e 40, em Faro entre 21 e 32 e em Setúbal entre os 16 e os 38 graus.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, e Alto Alentejo. O 'aviso amarelo' é emitido quando há "situação de risco para determinadas atividade dependentes da situação meteorológica", e o 'aviso verde' é mencionada quando "não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco".

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

A previsão aponta também para vento em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Segundo a previsão do IPMA, a situação tende a agravar-se na sexta-feira, com perspetivas de subirem para risco 'máximo' de incêndio também os concelhos de Penamacor e Oleiros (Castelo Branco), Sabugal e Vila Nova de Foz Côa (Guarda), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Alcoutim, Castro Marim, Tavira e S. Brás de Alportel (Faro).

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

Os restantes distritos do país apresentam risco 'elevado', 'moderado' e 'reduzido' de incêndio.

Comentários