PT atinge maior popularidade desde a posse de Dilma em 2015 — Datafolha

Ajustar Comente Impressão

De acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, o PT é o partido favorito de 18% da população brasileira.

A popularidade do Partido dos Trabalhadores impressiona em meio aos ataques de credibilidade que sofre desde o processo do Mensalão, que ocorreu entre 2005 e 2006 e, mais recentemente, a Lava Jato. Segundo pesquisa Datafolha, é o partido favorito de 18% da população.

No levantamento feito pelo Datafolha entre quarta (21) e sexta (23) com 2.771 entrevistados, aparecem empatados em segundo lugar, com míseros 5%, o PSDB e o PMDB. O índice representa a maior a taxa de popularidade do PT desde dezembro de 2014, pouco após a reeleição de Dilma, quando 22% dos entrevistados pelo Datafolha simpatizavam com a legenda.

Na série histórica, o PT foi isoladamente o partido preferido dos brasileiros entre 2000 e junho de 2015, quando sua popularidade chegou a 11%, empatando tecnicamente com o PSDB, que tinha 9% de preferência do eleitorado. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Esse índice é de 59%.

Além dos três maiores partidos brasileiros, PT, PMDB e PSDB, apenas outras três legendas chegam a pontuar na pesquisa. Foram eles: PSOL, PV e PDT, que tiveram, cada um, apenas 1% da preferência na pesquisa.

O presidente foi gravado secretamente pelo empresário Joesley Batista, da JBS, em uma conversa em que ambos tratavam da relação com o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso.

Além disso, o senador mineiro Aécio Neves, um dos principais líderes do PSDB, foi afastado do cargo na Casa e da presidência do partido. O tucano foi denunciado por corrupção passiva e obstrução à Justiça.

Comentários