Internacional: Donald Trump diz que não exclui 'opção militar' na Venezuela

Ajustar Comente Impressão

"We have many options for Venezuela, including a possible military option if necessary".

Mais cedo, o governo da Venezuela rejeitou fortemente as declarações de Trump, dizendo ser o ato mais beligerante contra a Venezuela em um século e uma ameaça para a estabilidade da América Latina. Vocês sabem que estamos em todo o mundo, temos tropas em todo o mundo e em sítios muito longínquos. "A Venezuela não fica longe, e as pessoas estão sofrendo e morrendo", disse ele a jornalistas.

Durante entrevista no seu clube de golfe em Bedminster, ele foi também questionado se seria uma ação impulsionada pelos Estados Unidos, mas preferiu não responder.

Em relação à Coreia do Norte, o presidente americano endureceu sua retórica após Pyongyang ameaçar atacar o território norte-americano de Guam, no Pacífico. A declaração foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina. O documento defende uma negociação "com pleno respeito às regras do direito internacional e do princípio de não intervenção".

A Venezuela se encontra em uma grave crise política, econômica e social há vários meses, com o presidente Nicolás Maduro sendo constantemente acusado de autoritarismo por seus opositores.

Os protestos intensificaram-se a partir de 01 de maio quando Maduro convocou a eleição da Assembleia Constituinte, realizada em 30 de julho, a qual foi boicotada pela oposição venezuelana.

As declarações de Trump surgem dois dias depois de o Tesouro americano ter sancionado Adán Chávez, irmão do falecido presidente Hugo Chávez (1999-2013), e outros sete funcionários venezuelanos por promoverem a Constituinte. "Acredito na diplomacia", afirmou, indicando que o diálogo pode ser mantido ao telefone ou pessoalmente, em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia-Geral da ONU, marcada para 20 de setembro. Na coletiva, Trump disse que não conversou com o representante de Guam, mas garantiu que os residentes estão "muito seguros".

Comentários