Num só dia houve 220 incêndios em Portugal

Ajustar Comente Impressão

Foram registadas 220 ocorrências de incêndio esta sexta-feira, o que faz com que 11 de Agosto tenha sido o dia do ano em que se registaram mais incêndios em Portugal este ano.

No primeiro briefing do dia, a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, revelou que neste sábado de manhã há registo de dez incêndios em curso, com o fogo em Abrantes, distrito de Santarém, a ser aquele que mais preocupa as autoridades.

O incêndio que deflagrou na quinta-feira na Mealhada, distrito de Aveiro, e que foi dominado durante a noite, reativou este sábado às 16h53 e está "a arder com muita intensidade", informou a Proteção Civil.

O pico de incêndios foi registrado durante a tarde, quando, em apenas três horas, mais de 70 incêndios tiveram início nas regiões centrais e norte do país, as mais afetadas pelas chamas. Ao todo, há 1434 pessoas envolvidas no combate às chamas nos distritos de Leiria, Santarém e Coimbra, de acordo com a ANPC.

O incêndio em Abrantes mobilizava mais operacionais (639), seguindo-se o de Cantanhede (307), Alvaiázere (239), Ferreira do Zêzere (188) e Pombal (61).

Segundo dados da Defesa Civil, o incêndio já pôde ser controlado e permanecem agora no local 544 bombeiros apoiados por 183 meios terrestres e três aéreos.

Comentários