Cuba é atingida pelo furacão Irma

Ajustar Comente Impressão

Carros circulavam pelos bairros da cidade em busca de combustível.

A Azul também afirmou que está permitindo a remarcação sem custos de voos programados para entre quinta-feira e domingo, informou a empresa à Reuters.

Segundo a Agência EFE, as praias de Florida Keys, que serão as primeiras a receber Irma nas primeiras horas deste domingo (10), já registram fortes ondas.

"Nenhum lugar em Flórida Keys estará seguro".

Já o presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou preocupação com a devastação causada pelo furacão Irma no Caribe. "Saiam do caminho", disse Trump, em um vídeo publicado no Twitter.

No lado holandês de St. Martin, uma ilha dividida entre controle francês e holandês, cerca de 70% das casas foram destruídas pelo Irma, segundo o governo holandês. Por lá foram constatadas a destruição parcial de algumas residências, edifícios oficiais, estradas e a pista do aeroporto. "Carros de cabeça para baixo foram parar em cemitérios". A expectativa antes era de que o olho do furacão atingisse principalmente a costa leste, onde está Miami.

Imagens de satélite do furacão Irma das 9h15 UTC (actualmente menos uma hora que em Portugal) de hoje divulgadas pelo NHC mostram o centro sobre o arquipélago cubano de Camaguey, mas que 'bandas' de vento mais intenso já começam a atingir o Sul da Península da Florida, EUA.

Em Miami Beach, a popular Collins Avenue também se viu inundada e se teme que os efeitos possam ser muitos piores à medida o furacão vá se aproximando e gere um possível aumento do nível do mar, o que afetaria as numerosas áreas costeiras da região. A furacão José, que alcançou nesta quinta a categoria 3, deverá atingir nesta sexta as já devastadas ilhas de Barbuda e Anguilla.

Havana deve ser poupada do pior, mas permanece em alerta de furacão.

Na baía de Tampa, com cerca de quatro milhões de pessoas e que não enfrenta o impacto de um furacão há quase um século, foram dadas ao longo do dia uma série de ordens de evacuação imediata e os refúgios poucos a pouco foram atingindo o máximo de sua capacidade.

Por causa da amplitude do Irma, no entanto, todo o território do Estado deve ser afetado. "Assim que a tempestade nos atingir, as autoridades não vos podem salvar", avisou o governador, lembrando que há 260 centros de abrigo espalhados pelo Estado. "Ela pode destruir tudo", declarou David Wallack, de 67 anos, dono de um clube de salsa que fazia o seu melhor para garantir a segurança de sua propriedade na Ocean Drive, em Miami.

Comentários