Unidades de Saúde recebem campanha de atualização de vacinas — Caraguá

Ajustar Comente Impressão

Determinação em 18 de agosto do Ministério da Saúde ampliou para 26 anos a faixa etária para imunização entre homens e mulheres pela rede pública de saúde para receber a vacina contra o HPV em municípios que possuíam estoque, como foi o caso de Três Lagoas. A medida vale para as vacinas que apresentam data de validade até março de 2018. A nova recomendação estende o prazo de vacinação para esse faixa etária, que inicialmente estava prevista para encerrar nas cidades que tinham estoques a vencer em setembro.

Ao todo, cerca de 79 mil doses com validade até março de 2018 estão disponíveis nas centrais estaduais de Rondônia, Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro e Mato Grosso, de acordo com o Ministério da Saúde. A orientação é que interessados busquem informações sobre a possível disponibilidade nas unidades de saúde.

Já o público para quem a vacina já era indicada continuará recebendo as vacinas em duas doses, com seis meses de intervalo. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Na população masculina, a vacina contra a doença protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais.

O Ministério da Saúde repassa mensalmente as vacinas aos estados, conforme solicitação local. A taxa de cobertura na primeira dose entre as meninas é de 89,9% do público-alvo. Já na segunda, de 59,7%.

A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV, imunizou, em Três Lagoas, 3.705 crianças que representam o público alvo e não atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. Em junho, a vacina foi ampliada também para meninos de 11 a 14 anos.

Além disso, haverá o reforço da vacinação contra a meningite e o HPV. A pasta planeja retomar a parceria com as escolas para tentar aumentar os índices.

Comentários