Furacão Irma: FAB vai enviar avião ao Caribe para resgatar brasileiros

Ajustar Comente Impressão

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) segue nesta terça-feira (12) para o Caribe para resgatar brasileiros atingidos pelo furacão Irma, na última semana.

O furacão Irma atingiu a Flórida, nos Estados Unidos, neste domingo, onde deixou três mortos. Irma, que chegou a ser um furacão de categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, foi reduzido na manhã deste domingo à categoria 3, com ventos de 195 km/h, e às 18 horas (horário de Brasília) para a categoria 2. A informação é do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Além disso, o Itamaraty está em contato constante com os governos do Reino Unido (ao qual pertencem as Ilhas Virgens) e da França e da Holanda (os 87 km de Saint Martin são divididos entre os governos francesa e holandesa, pelo qual a ilha é chamada de Sint Maarten). Há ainda registros de pessoas em Tortola e em Turcas e Caicos.

O ministério vem monitorando a situação dos brasileiros afetados pela passagem do Irma nas ilhas de Saint Martin, Tortola e Turcas e Caicos, que apresentaram situação de colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento.

Segundo o Itamaraty, estão em curso ações para possibilitar a retirada dos brasileiros que se encontram em territórios britânicos, em coordenação com governo do Reino Unido, uma vez que a pista do aeroporto de Tortola, uma das Ilhas Virgens Britânicas, não permite aterrissagem nas condições atuais. Em nota, o governo disse que a "rede de embaixadas e consulados brasileiros na região encontra-se em estado de alerta e pronta a atender qualquer emergência envolvendo cidadãos brasileiros".

"Com efeito, alguns brasileiros, que se encontravam em regiões determinadas, já receberam apoio ou lograram ser retirados das ilhas graças à cooperação daqueles países", informa o Itamaraty.

Comentários