Já é possível fazer doações no Facebook em Portugal

Ajustar Comente Impressão

"Esperamos que considere juntar-se à nossa lista crescente de organizações que utilizaram as nossas ferramentas solidárias para angariar fundos e apoiar as suas missões", refere o Facebook, num post do seu blog.

Segundo a plataforma, estas iniciativas mobilizam as comunidades, existindo mais de 750 mil pessoas/organizações sem fins lucrativos no Facebook, só nos Estados Unidos.

A ferramenta começará a ser testada ainda durante o mês de Setembro essencialmente em cinco países: Reino Unido, Irlanda, França, Espanha e Alemanha, sendo que os testes serão de seguida expandidos por Itália, Polónia, Holanda, Bélgica, Suécia, Dinamarca, Áustria, Finlândia, Luxemburgo e Portugal.

Com a entrada no mercado europeu, o Facebook pretende não só disponibilizar esta ferramenta a instituições, como envolver os utilizadores - em troca de uma pequena taxa por doação, 5% ou 6,9% + €0.3 para angariações pessoais.

Organizações sem fins lucrativos portuguesas vão poder angariar de fundos na maior rede do planeta. O Facebook convida as organizações baseadas nestes países a inscreverem-se de forma a utilizarem os novos recursos em primeira mão.

O Facebook permite a angariação de fundos a organizações sem fins lucrativos diretamente a partir da rede social e, no ano passado, lançou uma opção que permite às pessoas angariarem fundos em nome das organizações sem fins lucrativos em que acreditam, o Facebook Fundraisers. Outra forma de angariar dinheiro será através do Facebook Live: a organização faz um directo e, durante a transmissão (ou mesmo depois), os espectadores podem fazer donativos enquanto assistem. "A USA Red Nose Day angariou recentemente mais de 500 mil dólares através de publicações e do Facebook Live, este último em conjunto com um especial de transmissão na NBC", lê-se em comunicado.

Comentários