Ministério das Cidades lançará CNH digital nesta terça-feira

Ajustar Comente Impressão

O Ministério das Cidades, Denatran e Serpro lançam nesta terça-feira, em Brasília, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Trata-se da versão do documento para smartphone, permitindo deixar a opção de papel em casa, algo que hoje não é possível. O novo sistema, que em breve vai atender a motoristas de todo o País, começará a ser implantado em Goiás, a partir de uma parceria com o governo do Estado de Goiás e o Departamento de Trânsito (Detran-GO). Goiás será o primeiro Estado a garantir essa inovação aos condutores de veículos. Veja o vídeo demonstrativo elaborado pelo Governo Federal: https://www.youtube.com/watch?v=qGQf5IGFnbg.

No futuro, essa mudança vai permitir que um candidato aprovado tenha a Permissão Para Dirigir em apenas 12 horas, sem precisar aguardar a chegada do documento pelo correio ou ir buscar pessoalmente.

Para o documento virtual ser identificado, é necessária a leitura através do certificado digital.

Até agora, o que se sabe é que a nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que, por sua vez, continuará a ser emitida normalmente. A ativação deverá ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN.

Para solicitar a CNH-e, o motorista já deve ter uma habilitação impressa com QR Code e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Também será obrigatório atualizar alguns dados junto ao Detran Estadual, como telefone e e-mail. Depois de validado por meio de um certificado digital, o cadastro será ativado com o envio de um link para o e-mail informado. Insira o PIN criado para poder visualizar seus documentos.

Comentários