Mulheres protestam contra veto a todos os tipos de aborto

Ajustar Comente Impressão

"É pela vida das mulheres".

Uma série de protestos devem ocorrer em várias capitais do Brasil nesta segunda-feira (13) contra a PEC 181, que versa sobre direitos trabalhistas para mães de prematuros.

Belém, Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Ribeirão Preto, Manaus, Brasília, Maringá, Salvador, Juiz de Fora, Campo dos Goytacazes, Nova Friburgo, Campo Grande, João Pessoa, Goiânia, Poços de Caldas, Taubaté e Uberlândia são as cidades que protestam contra a PEC 181, votada na última quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados. Os organizadores estimaram o público em 4.000 pessoas e a polícia, em 500. A linha 1 do VLT chegou a ser interrompida por causa da manifestação. O ato acontece na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, e em outras cidades do país. A alteração no texto, que inicialmente tratava da extensão da licença maternidade para trabalhadoras que tiverem bebês prematuro, pode tornar ilegal qualquer tipo de ação abortiva. A manifestação é contra o trecho, incluído pela bancada evangélica, que criminaliza o aborto legal - permitido em casos de estupro, risco de vida à mãe e feito anencéfalo.

"A gente vem nas ruas hoje porque, mais uma vez, as mulheres estão sendo vitimadas, golpeadas sucessivamente com essas medidas arbitrárias que atacam os nossos direitos", afirmou Indira Xavier, do movimento de mulheres Olga Benario e da casa de referência para mulher Tina Martins. "Então é tempo de retrocesso, mas é também de potencializar e reafirmar o nosso lugar na rua", destacou Talíria Petrone (Psol), também vereadora em Niterói.

A integrante do grupo de mulheres Pão e Rosas, Pâmela Teixeira, também comentou sobre o apoio ao ato. Os deputados ainda terão que analisar 11 destaques antes de encaminhar o texto para votação no plenário da Câmara e, depois, no Senado.

Famosas. Muitas mulheres famosas usaram suas redes sociais para apoiar publicamente o ato marcado para esta segunda-feira (13), entre elas as atrizes Camila Pitanga, Letícia Sabatella e Bruna Linzmeyer, além da roteirista Antonia Pellegrino.

Comentários