A única Super Lua de 2017 acontece este domingo ao anoitecer

Ajustar Comente Impressão

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta Super Lua nasce este domingo às 15h47 (hora de Lisboa) e atingirá o perigeu na segunda-feira, às 8h45.

Além da superlua deste domingo, outras duas estão previstas para ocorrer em janeiro de 2018, nos dias 2 e 31.

"Nessa altura, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de óptica", explica o Observatório. Se a meteorologia for favorável e não existirem nuvens a obstruir a vista, o ideal é olhar-se para o horizonte na direcção Nordeste. O fenômeno, que decorre da máxima aproximação da Lua em relação ao nosso planeta, chegará a seu ápice, ou seja, a 357 mil km da Terra, por volta das 23h50.

Se não a conseguir ver nesta noite ainda conseguirá vislumbrar parte do fenómeno no dia seguinte, dia 4, já que a Lua (que nascerá às 18h30 na segunda-feira) "continuará a parecer maior do que o habitual". Acontece este domingo, dia 3, quando a Lua se encontrar simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita.

Se perder esta oportunidade, o próximo ano vai começar com o mesmo fenómeno.

Veja as imagens de Super Luas decorrentes neste ano, durante os meses de maio e junho. Esa foi considerada a maior super Lua desde 1948. Teremos quase 12 horas de super Lua.

Comentários