Secretaria de Saúde desenvolve ações no Dia Mundial de Combate a AIDS

Ajustar Comente Impressão

Mas a capital não é a única que tem motivos para comemorar. o boletim epidemiológico de HIV, lançado nesta sexta-feira (01), registra queda no número de casos e de mortes por Aids. em 2016, a taxa de infectados caiu 5,2% em relação a 2015. mesmo assim, segundo o ministro, é preciso a incessante busca de ações para combater o vírus. Cerca de 70% das pessoas vivendo com HIV (com, pelo menos, uma dispensa de medicamentos em 2016) seguiam corretamente o tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde montou um módulo provisório de atendimento na Rodoviária de Arapongas, para a realização de testes rápidos de HIV. Com o passar do tempo e o crescimento do número de casos, foi instituída como uma oportunidade de se trabalhar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do vírus com a população. Já na faixa etária entre 15 e 19 anos, a média é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Na ocasião, ela comentou, também, que mesmo que haja um tratamento específico para a doença, que não tem cura, é necessário tomar os cuidados básicos.

O diagnóstico precoce é importante porque permite que as pessoas iniciem o tratamento mais cedo, o que aumenta suas chances de viver uma vida mais longa e saudável.

Para que as ações do Dezembro Vermelho sejam intensificadas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por intermédio do programa estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, promove a distribuição de materiais de campanha para 59 municípios. Campanhas e ações de saúde não alcançam as mudanças geracionais, de comportamento e os novos espaços de sociabilidade, inclusive digitais.

VERDADE. As evidências, como o estudo Partner, por exemplo, mostram que os pacientes que fazem uso da terapia antirretroviral de forma adequada e conseguem atingir uma carga viral indetectável e mantém essa carga, a transmissão realmente não ocorre nos casais sorodiscordantes (quando um tem o vírus e o outro não). O clipe tem a participação do grupo Dream Team do Passinho - revelação nacional entre o público jovem - que vai convidar a população, nas redes sociais, a fazer o seu próprio passinho da prevenção com a canção do filme. Desde 2009, a oferta cresceu cinco vezes, passando de 10.963 para 57.714 medicamentos distribuídos em 2016. E a terceira medida é garantir o acesso rápido a tratamento e cuidados de qualidade para aqueles diagnosticados. O Ministério da Saúde adquiriu 3 milhões e 600 mil comprimidos para abastecimento de um ano.

Comentários