Morre roqueiro francês Johnny Hallyday

Ajustar Comente Impressão

"Johnny Hallyday partiu. Escrevo estas palavras sem acreditar. Nos deixou esta noite como viveu sua vida: com valentia e dignidade", escreveu Laeticia.

Morreu Johnny Hallyday, conhecido como 'io Elvis de França'.

Jean-Philippe Léo Smet, de seu verdadeiro nome, nasceu em Paris, na França ocupada de 1943. Foi precisamente o tema "Loving You", do seu ídolo Elvis Presley, que o levou a decidir que queria ser cantor.

Desconhecido da maioria do público por aqui, Johnny Hallyday foi um dos músicos mais bem sucedidos da história muito em função do seu sucesso na Europa. Um ano depois, sai o grande êxito discográfico, uma versão francesa de 'Let's Twist Again', intitulada 'Viens danser le twist'.

A partir de então, consolidou a sua popularidade, vertendo temas clássicos do rock & roll para francês, e lançou álbuns como "Jeune Homme, Rivière..."

Embora sua fama tenha sido restrita aos países de língua francesa, ele vendeu cerca de 110 milhões de discos em 50 anos de carreira. Dos últimos trabalhos figuram a balada "Seul" e "Le pénitencier", uma canção emblemática da sua carreira, gravada em 1964, que é a adaptação francesa do tema 'folk' norte-americano "The House of the Rising Sun", popularizado pelos The Animals.

Johnny Hallyday tinha cancro do pulmão, doença que anunciou publicamente em março, e repetidos sustos de saúde que marcaram os noticiários em França, mas não abandonou os palcos, com atuações recentes incluindo no verão passado.

Há um mês, o roqueiro foi internado em um hospital com insuficiência respiratória.

Comentários