Novo incêndio deixa 27 mil pessoas desabrigadas na Califórnia

Ajustar Comente Impressão

Um incêndio em Santa Paula, no estado norte-americano da Califórnia, obrigou à evacuação de mais de 400 casas, com as chamas a atingirem, em poucas horas, uma área de 10 quilómetros quadrados devido aos fortes ventos. Cerca de 180 mil estão sem energia elétrica.

Mark Lorenzen, chefe da brigada de Bombeiros do condado de Ventura, confirmou um morto na sequência de um acidente rodoviário, durante a fuga para escapar às chamas. "A verdade é que será a mãe natureza que decidirá quando poderemos apagá-lo".

De acordo com os bombeiros do condado de Ventura, o fogo deflagrou na segunda-feira a leste de Santa Paula, cidade de 30 mil habitantes, localizada a uma centena de quilómetros a noroeste do centro de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos.

O incêndio, que sequer começou a ser contido, está sendo atiçado por ventos imprevisíveis de Santa Ana, que sopram do deserto da Califórnia.

"O fogo ainda está fora de controle e as estruturas estão ameaçadas em toda a área de incêndio". Em Ventura, as autoridades anunciaram que foram empregados rapidamente os reforços de efetivos e que serão disponibilizadas unidades aéreas para combater as chamas. Há previsões de rajadas de até 115 quilômetros por hora, que devem continuar intensas ao longo da semana, nesta quarta-feira.

Os incêndios florestais são comuns na Califórnia e em outubro 44 pessoas morreram em um deles.

Comentários