Pyongyang e Seul marcam nova rodada de conversa na próxima semana

Ajustar Comente Impressão

"A Coreia do Norte enviou uma notificação sugerindo ter conversações a nível de trabalho no Pavilhão Tongil no lado norte-coreano da aldeia da trégua de Panmunjom no dia 15 de janeiro para discutir sobre o envio de seu grupo performático", disse o Ministério de Unificação da Coreia do Sul.

Entretanto, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou já que se irá reunir em 20 de janeiro com os representantes da Coreia do Sul e do Norte para decidir sobre a participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang2018. Os jogos serão realizados na Coreia do Sul no próximo mês. Um maestro e mais dois membros da orquestra norte coreana também fariam parte da delegação.

Após o acordo entre Seul e Pyongyang para garantir a participação norte-coreana na Olimpíada de Inverno, os dois países agora debatem a criação de uma seleção unificada para disputar o torneio feminino de hóquei no gelo na competição.

Chang se recusou a confirmar se a Coréia do Norte estava interessada em formar uma equipe conjunta, conforme proposto pela Coréia do Sul durante as negociações inovadoras da terça-feira passada. Roh Tae-kang defendeu a ideia em uma entrevista à agência de notícias local Yonhap. O que é certo é a participação de dois patinadores norte-coreanos nas Olimpíadas, acertada na reunião de terça-feira que foi a primeira entre as duas Coreias desde 2015.

Comentários