Saúde realiza blitz de prevenção à doenças sexualmente transmissíveis

Ajustar Comente Impressão

"É fundamental conscientizar os foliões acerca da prevenção, com orientações para toda a população e distribuição de preservativos", diz.

Desde o início do mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pedro II, através do ESF (Estratégia Saúde da Família) iniciou a campanha de Carnaval nos Postos de Saúde dos bairros com o seguinte tema, "Saúde na Comunidade - Divirta-se, mas Previna-se, vista essa camisa". O médico reforça a necessidade de rapidamente buscar auxílio médico nas unidades básicas de saúde se houver a presença de sintomas de qualquer uma das ISTs.

Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança a Campanha "A Folia Fica Completa Com Camisinha" e irá distribuir, em todo o Estado, 7.317.704 unidades de preservativos masculinos.

No dia 10, acontecem simultaneamente duas blitz na Avenida Afonso Pena, com o cruzamento das ruas Rio Grande do Sul e 14 de Julho, além de distribuição de preservativos no Bloco Cordão Valu e estabelecimentos parceiros.

Entre os dias 11 e 13 a mobilização acontece no Desfile das Escolas de Samba na Praça do Papa, principais clubes e bares da cidade, blocos de carnaval na Esplanada Ferroviária, Praça Aquidauana e Praça do Rádio.

A campanha de Carnaval visa chamar a atenção da população para o uso do método mais eficaz de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, sífilis e alguns tipos de hepatites, além de evitar a gravidez não planejada. A programação inclui conscientização no dia 17, com distribuição de material no bloco Capivara Blasé.

Cuidar da saúde é importante durante todo o ano. Em um comparativo de 2016 a 2017, a AIDS registrou 1.043 casos notificados no ano passado e em 2017: 1.725 apresentando um aumento de 64% no número de casos notificados de um ano para o outro.

Os últimos levantamentos da secretaria apontam que os jovens a partir de 15 anos são os mais vulneráveis - reflexo da despreocupação com o uso do preservativo.

Comentários