Emov. Empresa de carsharing "eléctrica" chega a Lisboa

Ajustar Comente Impressão

A partir de abril, Lisboa contará com um novo serviço de partilha automóvel composta por uma frota de 150 Citroën Z-Cero totalmente elétricos: emov. A frota estará acessível em regime free floating, ou seja, qualquer utilizador pode aceder aos veículos emov estacionados nas ruas de Lisboa através do seu smartphone. Madrid foi a primeira cidade onde a emov lançou o seu serviço de carsharing na modalidade de free floating - em 2017 tornou-se na empresa de carsharing com maior crescimento na Europa, tendo, atualmente, mais de 160.000 utilizadores do serviço em Madrid.

Entre as vantagens do serviço, o Grupo PSA destaca "a possibilidade de deixar a viatura estacionada em áreas de estacionamento reguladas, dentro do perímetro de utilização deste serviço, sem ter que pagar por isso".

Jorge Magalhães, director da comunicação e relações externas do Groupe PSA, informou o PÚBLICO que uma vez que se tratam de veículos eléctricos, a empresa encarregar-se-á de colocar postos de carregamento próprios espalhados pela cidade e terá ainda uma equipa cuja função será monitorizar a bateria dos automóveis. A aplicação permite não só reservar gratuitamente um Citroën C-Zero com 20 minutos de antecedência, como abrir e fechar a viatura, não havendo lugar a qualquer pagamento até que o cliente comece a utilizar o veículo. Jorge Magalhães diz ainda que nos primeiros meses vigorará uma tarifa especial.

Comentários