"É muito improvável" que tenha caído neve em Lisboa — IPMA

Ajustar Comente Impressão

Após relatos de queda de neve em algumas zonas de Lisboa na tarde de terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) veio objectar que a ocorrência de neve na capital "configuraria um fenómeno muito improvável".

"O mais provável é que o fenómeno ocorrido possa corresponder a um processo de precipitação com fusão de cristais de gelo", conclui o instituto meteorológico.

"Nas estações meteorológicas automáticas mantidas pelo IPMA em Lisboa (Gago Coutinho, Geofísico/Jardim Botânico, Amoreiras e Oriente) a temperatura do ar durante a tarde apresentou valores da ordem de 10 a 12 °C, tendo pontualmente e temporariamente descido para valores mínimos da ordem de 8 °C, associados a situações de precipitação intensa", indica.

"Um estudo realizado em 2011 com dados de estações meteorológicas em Portugal Continental no período entre 1941 e 2009, identificou-se que 99,3% dos casos de neve se verificou com valores de temperatura do ar entre -7 °C e +5 °C, sendo que metade dos episódios teve lugar entre 1 °C e +1 °C", lê-se na página de internet do IPMA.

Ainda assim, o IPMA pede a quem tenha mais informação sobre o fenómeno que partilhe a informação que tem disponível "para melhor caracterizar a presente situação e, assim, contribuir para um melhor esclarecimento".

Seja sempre o primeiro a saber.

Descarregue a nossa App gratuita.

Comentários