Tremor de terra atinge Florianópolis e São João Batista

Ajustar Comente Impressão

O tremor de 3,6 pontos desta sexta-feira em Santa Catarina foi o maior registrado no país este ano e é considerado leve para os padrões internacionais e dentro da normalidade para os padrões brasileiros. Pelo menos 13 localidades na Grande Florianópolis sentiram o tremor.

A Defesa Civil do estado disse, por meio de nota, que recebeu várias chamadas de pessoas que relataram abalados nas residências. Uma equipe de Defesa Civil do município foi até o local e não encontrou rachaduras.

O abalo foi confirmado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e ocorreu às 9h28 a 100 quilômetros da Ilha de Santa Catarina, no oceano. "A provável causa da ocorrência se deve a uma possível acomodação da placa tectônica sul-americana localizada entre outras placas tectônicas, com destaque para as placas de Nazca e Africana, no contato oeste e leste, respectivamente". Na ocassião, prédios em Brasília foram esvaziados devido ao tremor de magnitude 6,7 na escala Richter.

Em nota, o órgão afirmou que "a situação está sendo averiguada" e que, assim que houver novas informações, será feito um novo comunicado.

Comentários