Defesa pede transferência de Cabral para presídio da Lava Jato no Rio

Ajustar Comente Impressão

A defesa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) entrou com pedido na Justiça estadual para que o político seja transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, localizada em Benfica, na zona norte da capital fluminense. O pedido foi protocolado na VEP (Vara de Execuções Penais) nesta quinta-feira (12).

Para a defesa, Cabral foi surpreendido com o fato da Secretaria de Administração Penitenciária ter escolhido Bangu 8, no Complexo de Gericinó. "Existe ainda a agravante de que no cárcere de Bangu, o apenado, decerto, terá a sua integridade física exposta à retaliação de detentos milicianos e ex-policiais que ajudou a punir durante o seu mandato, como aconteceu na primeira vez em que esteve internado naquele xadrez".

Sérgio Cabral estava no Complexo Médico-Penal em Pinhais (PR), mas foi autorizado nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a retornar ao sistema prisional do Rio de Janeiro.

O advogado fala em "contrassenso" na decisão de transferir Cabral para Bangu. A transferência foi motivada por supostas regalias e favores que ele estaria recebendo na cadeia de Benfica.

Dois dias após o retorno do ex-governador Sérgio Cabral à prisão no Rio de Janeiro, após uma temporada de três meses em Curitiba, o secretário de Administração Penitenciária, David Antony Gonçalves, regulamentou e definiu quais alimentos e objetos poderão ser entregues aos presos das unidades prisionais do Estado pelos visitantes. "Ademais, a atitude da Seap colocou a si mesma em situação de xeque - mormente com o argumento apresentado - haja vista que é notório o número de presos já sentenciados que permanecem na unidade de Benfica antes e depois da transferência do requerente para o Paraná", alegaram os advogados.

Alguns privilégios citados foram colchões, com camas utilizadas na Rio-2016, padrão distinto dos distribuídos pela Seap; videoteca, com uma tentativa de instalação de um home theatre no presídio de Benfica; e academia (aparelhos de musculação de "bom padrão como halteres e extensores de uso exclusivo", o que não é permitido).

Comentários