Enem: prazo para pedido de isenção da taxa termina neste domingo (15)

Ajustar Comente Impressão

Começa hoje (2) às 10h o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova.

A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será gratuita para quem foi classificado no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que garante a certificação de conclusão dos níveis fundamental e médio.

O resultado do pedido será divulgado no dia 23 de abril, na Página do Participante e também no site do Inep. Também pela primeira vez os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão de justificar a ausência para ter a gratuidade novamente. Com a finalidade de aperfeiçoar os critérios de isenção, a edição de 2018 trouxe como uma das novidades a separação entre o período de isenção e o período de inscrição.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderá ser realizada até 15 de abril.

Quem ganhar a isenção não estará automaticamente inscrito no exame. Em seguida, aparecerá uma explicação sobre as situações que garantem a isenção, para o candidato verificar se ele se enquadra em alguma delas. As questões são sobre família e estudos subsidiam estatísticas e estudos sobre a educação brasileira.

Por último, é preciso confirmar todas as informações declaradas. A relação de documentos aceitos no caso de recursos está listada na página do Enem 2018, igualmente acessível pelo portal do Inep.? Autodeclaração não será aceita como justificativa.

Comentários