Inscrições ao Encceja 2018 começam nesta segunda-feira

Ajustar Comente Impressão

"Tivemos uma grande [taxa de] abstinências no ano passado e gostaríamos de que os alunos soubessem que esse custo, essa verba, esse orçamento dedicado é muito alto", afirmou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. A aplicação de provas do Encceja Nacional será em 5 de agosto.

PROVAS - Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais. Quem visa à certificação de conclusão do ensino médio precisa ter 18 anos completos. O Exame é voltado para pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

Embora o exame seja gratuito, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.

Se você está ansioso e não sabe como fazer a sua inscrição no Encceja 2018, não perca essas dicas. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida.

Para o nível fundamental, o exame é composto de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação.

Neste ano também será realizado o exame para quem mora no exterior, para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e para adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade. No Brasil o exame é feito pelo Inep desde 2002 e é realizado em escolas públicas. Quem quer o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.

Como são as provas do Encceja? Mas, o participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação. A Secretaria da Educação do Paraná, juntamente com o Instituto Federal do Paraná, emitem os certificados dos estudantes. O Encceja Nacional PPL é uma parceria com o Ministério da Justiça, enquanto o Encceja Exterior e o Encceja Exterior PPL são viabilizados graças a uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia.

Comentários