Kendrick Lamar é o 1º rapper a vencer Pulitzer de música

Ajustar Comente Impressão

Nesta segunda-feira, 16, foram anunciados os vencedores do prêmio Pulitzer e o vencedor da categoria música é Kendrick Lamar, pelo álbum Damn, lançado em 2017.

Lamar, de 30 anos, é o primeiro rapper a vencer o prestigioso prêmio.

A junta que concede o prêmio, que também celebra a literatura e a imprensa, elegeu Lamar pelo seu disco DAMN.

De acordo com o júri envolvido na escolha, o Pulitzer foi entregue ao rapper norte-americano devido ao "virtuoso conjunto de canções unidas pela autencidade vernacular e pelo dinamismo rítmico, que captam a complexidade da vida afro-americana moderna".

O álbum começa com Lamar abordando indiretamente seu papel cultural, com um trecho de um talk show conservador no qual suas letras contra a violência policial são criticadas. Mas boa parte do álbum é pessoal e introspectiva, e nela explora as armadilhas da fama, como na canção HUMBLE. No ano passado, o prêmio foi para o compositor experimental de ópera Du Yun. A vitória de Lamar marca uma mudança significativa na História do Pulitzer, ao mesmo tempo em que reconhece as aproximações estilísticas que Lamar propõe entre o rap, o jazz e o blues; o que o tornou um dos artistas mais inovadores da sua geração.

Os Prémios Pulitzer distinguiram anteriormente apenas músicos clássicos ou de jazz, sendo a primeira vez que o prémio é atribuído a outro género musical.

Comentários