Ministério Público notifica Globo por falta de atores negros em "Segundo Sol"

Ajustar Comente Impressão

Tudo isso aconteceu justamente pelo número enxuto de negros no casting, já que o estado de Salvador é o com maior percentual de população negra no Brasil.

Na véspera do 13 de Maio, a Rede Globo foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) pela ausência de negros na novela "Segundo Sol" que será exibida a partir de segunda-feira (14). No site da TV Globo, que apresenta os principais personagens da novela, a maioria dos atores é branca.

A Rede Globo é alvo de um processo por práticas racistas e discriminatórias por sua nova novela "Segundo Sol", próxima atração de seu horário nobre.

Segundo o parecer, pelo fato da novela se passar na Bahia, o folhetim não estaria representando a diversidade racial do estado, que de acordo com o IBGE, 80% da população é composta por pardos e negros.

Na notificação, o Ministério pede que sejam feitas "adequações necessárias no roteiro e produção a fim de assegurar a participação de atores e atrizes negros e negras de forma que represente a diversidade étnico-racial da sociedade brasileira" em um prazo de dez dias. "Apesar de ser uma obra artística e uma obra aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade", explicou a coordenadora nacional da Coordigualdade, Valdirene Silva de Assis. Em até 45 dias a Globo deverá apresentar 1 cronograma com as medidas a serem tomadas.

De acordo com os procuradores do Trabalho que assinam a peça, o descumprimento da recomendação poderá caracterizar "inobservância de norma de ordem pública", cabendo ao Ministério Público "convocar a empresa recalcitrante para prestar esclarecimentos em audiência e, eventualmente, firmar termo de compromisso de ajustamento de conduta, previsto na Lei 7.347/85, art. 5º e 6º, ou propor ação judicial cabível, visando à defesa da ordem jurídica e de interesses sociais e individuais indisponíveis".

Comentários