Sem Aécio, PSDB lança Anastasia

Ajustar Comente Impressão

Em 2010, fez seu vice sucessor no governo de Minas Gerais e, em 2014, o ajudou a conquistar uma cadeira no Senado.

Em ato que não teve a participação do senador Aécio Neves, o PSDB lançou nesta segunda-feira, 14, o também senador Antônio Augusto Anastasia como pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro. O anúncio foi feito em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, e reuniu membros dos mais variados ramos da sociedade civil e lideranças políticas. O evento teve a presença de prefeitos, vereadores do partido e legendas aliadas. Em rápida entrevista, Anastasia afirmou que já está acertada aliança com o PSD e PSC e vários outros partidos estão no radar do PSDB. O parlamentar, no entanto, teria sido pressionado a mudar o posicionamento. O temor era que, sem um nome na disputa pelo Palácio da Liberdade, a legenda tenderia a se enfraquecer em Minas.

O senador e a irmã, Andrea Neves, considerada seu braço direito, são réus no Supremo Tribunal Federal (STF) em processo por corrupção passiva e obstrução de Justiça.

Aécio também é investigado em outras ações no STF. Anastasia, que não citou as acusações contra o colega, disse que Aécio decidirá "a seu tempo e hora" se será candidato nas eleições em outubro. Segundo Marcos de Moura e Souza, do Valor, Anastasia adotou o discurso de que será necessário o auxílio de Brasília para tirar o "estado da quebradeira financeira".

Em discurso, o deputado federal Domingo Sávio, presidente estadual do PSDB, ao justificar a ausência de Aécio, disse que o senador pediu para agradecer a todos que compareceram ao ato e que "por ter compromisso com Minas", e seguir tentando provar sua inocência, preferiu não comparecer ao lançamento da pré-candidatura de Anastasia. Anastasia assumiu o cargo e, no mesmo ano, foi reeleito para o cargo. Mas o fato é que como padrinho político e depois do papel que Anastasia cumpriu no golpe, como relator do impeachment no Senado, Aécio certamente não ficaria de fora.

Comentários