Os Estados Unidos acusaram o site financeiro de espalhar propaganda russa

WASHINGTON (Reuters) – Autoridades de inteligência dos Estados Unidos acusaram nesta terça-feira um site conservador de notícias financeiras de expandir a campanha do Kremlin com leitores norte-americanos significativos e cinco meios de comunicação visando ucranianos visando espiões russos.

A Zero Hedge, que tem 1,2 milhão de seguidores no Twitter, publicou artigos criados por meios de comunicação controlados por Moscou, que mais tarde foram compartilhados por pontos de venda e pessoas que desconheciam suas ligações com a inteligência russa. As autoridades não disseram se achavam que o Zero Hedge tinha links para agências de espionagem e não alegaram ligações diretas entre o site e a Rússia.

Zero Hedge negou as acusações e disse que estava “tentando publicar uma ampla gama de pontos de vista cobrindo os dois lados de uma determinada história”. Em uma resposta publicada on-line na manhã de terça-feira, o site disse que “nunca trabalhou, cooperou ou cooperou com a Rússia e não tinha vínculos com agências de espionagem”.

Ainda não se sabe o que ele fará depois de deixar o posto. E sem divulgar mais evidências de suas descobertas, Washington relembra falhas de inteligência do passado, como críticas e falsas alegações de que havia armas de destruição em massa no Iraque pré-guerra.

Zero Hedge criticou Pitton e publicou histórias sobre alegações de irregularidades de seu filho Hunter. Embora talvez mais conhecido por sua cobertura de mercados e finanças, o site também cobre política com uma curva conservadora.

READ  Obama pede que os democratas da Virgínia votem em Terry McAuliffe

Em sua resposta online, o site acusou a AP de publicar uma “história de sucesso bizarra” e disse que estava tentando desviar funcionários do governo de “nossas opiniões sobre a atual situação econômica dos EUA”.

“A conclusão é que alegações de peças de sucesso como essa de que de alguma forma trabalhamos com o Kremlin ou para o Kremlin não são novidade: enfrentamos alegações semelhantes repetidamente ao longo dos anos, e podemos confirmar totalmente que são todos ‘bugs’. ‘”, disse o site. Disse.

Nos últimos meses, Zero Hedge publicou vários artigos acusando os Estados Unidos de incitar o pânico sobre a Ucrânia, que agora enfrenta a perspectiva de uma invasão de mais de 130.000 soldados russos concentrados em várias partes do país. Alguns deles estão listados como artigos escritos por afiliados da Fundação Cultural Estratégica.

Artigos recentes listados pela Fundação e publicados pela Zero Hedge incluem manchetes: “A OTAN está caminhando para a guerra contra a Rússia na Ucrânia”, “Os americanos precisam de uma teoria da conspiração, todos podem concordar” e “Teatro do Abstrato … o Pentágono procura explicar tropas em solo russo.” “

Em um e-mail que precedeu sua resposta online, o site disse: “Não há conexão entre a Fundação Cultural Estratégica (ou SVR) e o Zero Hedge, e esta é a primeira vez que alguém acusa a Fundação de estar envolvida em propaganda. . “

“Eles são um de nossas centenas de colaboradores – ao contrário da Mainstream Media, tentamos publicar uma ampla gama de pontos de vista cobrindo os dois lados de uma determinada história”, disse o site.

READ  Incêndio na Filadélfia mata 12 e destaca problemas de habitação a preços acessíveis nos EUA, diz CEO da Public Housing Authority

Putin tem sido usado há muito tempo como ferramenta contra inimigos, incluindo os Estados Unidos, e como ferramenta em conflitos regionais ligados a ataques cibernéticos e ao envio de forças militares. Washington e Kiev vêm levantando a questão da influência russa na mídia ucraniana há meses.

Autoridades de inteligência disseram na segunda-feira que dois sites eram administrados pela Fundação Cultural Estratégica. Os outros três sites teriam links com o serviço central de segurança da Rússia, o FSB.

“Esses sites ajudam o governo russo a obter apoio entre os povos russo e ucraniano”, disse um funcionário. “Esta é a principal direção sobre como o governo russo aumentará seu apoio doméstico à invasão da Ucrânia”.

As autoridades descreveram pela primeira vez o que dizem ser ligações diretas entre espiões russos e editores ou diretores de meios de comunicação. Eles não divulgaram registros de comunicação.

Autoridades do FSB ordenaram ao líder do Newsfront, Konstantin Nyrik, que escrevesse histórias que prejudicassem especificamente a imagem da Ucrânia, acusaram autoridades dos EUA. Nairik foi elogiado por altos funcionários do FSB por seu trabalho e exigiu informações depreciativas que ele poderia usar contra o Caucasian Knot, um site que cobre notícias na maioria das repúblicas muçulmanas do sul da Rússia e países vizinhos como a Geórgia.

O autor do PolitNavigator enviou relatórios de artigos publicados ao FSB, disse um funcionário. Diz-se que o editor executivo do Antifashist permitiu que o FSB removesse itens do site pelo menos uma vez.

Sergei Stepanov, editor do PolitNavigator, disse que Washington estava agindo cegamente ao que chamou de atos antidemocráticos na Ucrânia e, em vez disso, os rotulando de “propagandistas anti-ucranianos” e “agentes do FSB”.

“Quero acreditar que o jornalismo americano superará a histeria instigada pelas autoridades”, acrescentou.

A Fundação Cultural Estratégica foi acusada de controlar os sites Odna Rodyna e Fondsk. Autoridades alegam que Vladimir Maximenko, diretor da fundação, se reuniu com operadores de SVR várias vezes desde 2014.

READ  Americanos asiáticos dobraram seu poder de voto sobre a retirada do Conselho Escolar de São Francisco

Muitos sites têm poucos seguidores nas redes sociais e podem não parecer influentes à primeira vista, disse Bret Schaffer, um aliado sênior da Coalizão para a Defesa da Democracia do German Marshall Fund. Mas mentiras ou histórias de propaganda começam pequenas antes de serem ampliadas por grandes atores, disse ele.

“Você vê as informações da história entrando no espaço e é muito difícil ver para onde vai a partir daí”, disse ele.

Uma declaração do site do Zero Hedge afirma que seu objetivo é “libertar o conhecimento oprimido” enquanto protege o uso de autores anônimos. Muitos artigos estão sendo publicados sob o nome de Tyler Durton, personagem do filme “Clube da Luta”.

Este site foi o multiplicador inicial de teorias da conspiração e desinformação sobre a epidemia do Govt-19. Um inquérito da Associated Press O site desempenhou um papel fundamental na promoção da teoria não comprovada de que a China projetou o vírus como uma arma biológica. Também publicou artigos sobre imunidade natural e tratamentos não comprovados para Govit-19.

Zero Hedge foi citado em um relatório recente do Institute for Strategic Dialogue, que examinou como extremistas de extrema direita estão usando desinformação para expandir seu alcance. O Twitter suspendeu brevemente a conta do Zero Hedge em 2020, mas a restabeleceu alguns meses depois, dizendo que “isso é um erro em nossa ação de execução neste caso”.

Mover os EUA para nomear o site pode informar alguns daqueles que visualizam seu conteúdo online, disse Schaefer.

“Meu palpite é que a maioria dos seguidores leais do Zero Hedge tendem a desconfiar do governo dos EUA de qualquer maneira, então este anúncio não vai minar a maior parte do apoio chave do Zero Hedge”, disse ele.

———

Os jornalistas da Associated Press Lynn Perry em Washington, Angela Charlton em Paris e David Klepper em Rhode Island Providence contribuíram para o relatório.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

DETRASDELANOTICIA.COM.DO PARTICIPE DO PROGRAMA ASSOCIADO DA AMAZON SERVICES LLC, UM PROGRAMA DE PUBLICIDADE DE AFILIADOS PROJETADO PARA FORNECER AOS SITES UM MEIO DE GANHAR CUSTOS DE PUBLICIDADE DENTRO E EM CONEXÃO COM AMAZON.IT. AMAZON, O LOGOTIPO AMAZON, AMAZONSUPPLY E O LOGOTIPO AMAZONSUPPLY SÃO MARCAS REGISTRADAS DA AMAZON.IT, INC. OU SUAS AFILIADAS. COMO ASSOCIADO DA AMAZON, GANHAMOS COMISSÕES DE AFILIADOS EM COMPRAS ELEGÍVEIS. OBRIGADO AMAZON POR NOS AJUDAR A PAGAR AS TAXAS DO NOSSO SITE! TODAS AS IMAGENS DE PRODUTOS SÃO DE PROPRIEDADE DA AMAZON.IT E DE SEUS VENDEDORES.
JournalOleme